quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Papin: inovação, qualidade e segurança no ramo de papinhas para crianças

Olá gurias, essa semana venho apresentar para vocês a Papin. Sim, lembra papinha de criança e é como a maioria dos filhotes chama quando começa a aprender a falar. E é esse o porquê do nome mesmo.

Conversei com a Beatriz que é a idealizadora dessa empresa que está dando muito certo, no ramo de alimentação de bebês. A Bia é lá de Curitiba e nos conta um pouquinho sobre suas influências, seus desejos e seus incentivos.

É sabido que as escolhas dos pais influenciam o paladar e as escolhas futuras das crianças, o que pode direcioná-los a se tornarem adultos com hábitos saudáveis. Ou não. Atualmente, os índices de sobrepeso e obesidade na população são alarmantes, e isso atinge em muito a população de crianças. Nunca antes foi tão necessário recorrer a dietas restritivas, reeducação alimentar e exercícios, quando não cirurgias corretivas em decorrência de comorbidades causadas pelo excesso de peso em jovens e crianças.


Pode parecer que não, mas isso tudo é um reflexo de escolhas equivocadas desde a primeira fase da infância. Muitos pais não sabem ou não tem tempo para cozinhar. Muitos pais não sabem que não precisa colocar açúcar na comida do bebê. Muitos pais não sabem quais ingredientes são necessários para o correto desenvolvimento físico e mental de seus filhos. Por exemplo, não há a necessidade de colocar açúcar ou achocolatado no leite.

Porém, muitos pais estão buscando alternativas saudáveis. E é aí que Papin vem de encontro a esses pais.
Com muito estudo, elaboramos cardápios revisados e aprovados por nutricionistas. São refeições equilibradas, com ingredientes selecionados, variados e preparados com todo o cuidado para que as primeiras comidinhas dos bebês sejam saudáveis, nutritivas, saborosas e, principalmente, educativas. Que proporcione a maior quantidade de nutrientes e variedades de ingredientes, combinações que favoreçam a assimilação dessas vitaminas e minerais, direcionando o paladar dos pequenos para se adaptarem aos mais diferentes sabores, evitando assim que fiquem seletivos quanto aos ingredientes e, posteriormente, continuem com bons hábitos alimentares.



Algumas coisas bacanas sobre a Papin:

Tenho horta em casa. Eu mesma cuido! Temperos (hortelã, salsinha, cebolinha, alecrim, sálvia, ora-pro-nobis, cebola), couve, brócolis, tomate, tudo isso é 100% orgânico. Nem todos os ingredientes da Papin são orgânicos, mas compro em feiras do produtor, geralmente são de pequenos produtores e por isso, provenientes de cultivos familiares em que não se usa muito maquinário nem defensivos agrícolas. As carnes são todas frescas, só compro em açougue de confiança e carnes do dia. Os peixes, compro no mercado municipal ou no mercado de Guaratuba. eu mesma escolho cada ingrediente, e o critério é simples: se eu não daria pra minha filha, não coloco. Ela é minha cliente mais exigente! Também me preocupo muito com os resíduos! Os resíduos sólidos e líquidos se transformam em adubo para hortinha. Mas as embalagens ainda não são biodegradáveis..

Pra minimizar isso, a Papin tem um programa de recompensa que funciona assim: a cada dez potinhos vazios devolvidos, a Papin dá um cheio de brinde! As tampas não podem ser reutilizadas, uma vez que cada tampa possui uma borracha branca interna, é um selante sensível ao calor. Junto com o processo de esterilização, a borracha ajuda o vidro a ser vedado, criando o vácuo necessário.Tampas usadas já tiveram o selante usado. Passou pela etapa de sensibilização calor, o vácuo aconteceu e a borracha fica deformada. Desta forma, as tampinhas são lavadas e encaminhadas para a reciclagem. Os potinhos são rigorosamente avaliados para assegurar que não contenham trincas ou lascas e depois, copiosamente lavados com detergente neutro e esterilizados em processo de submersão em água fervente, secando naturalmente.



 E por que os potinhos são de vidro? Os potes de vidro, embora mais caros, são mais higiênicos, não deixam cor, odor ou sabor nos alimentos e vice-versa, principalmente em alimentos que serão ou já foram aquecidos. O plástico apresenta muitas substâncias químicas em sua composição que fazem mal a saúde, a pior delas é um composto chamado BISFENOL que tem uma forma química instável e quando entra em contato com os alimentos se desprende e contamina o que estiver junto a ele. Até que a indústria de plásticos pare de usar todos os agentes suspeitos ou revele quais os seus produtos que contêm esses agentes químicos, não se tem como saber se eles estão presentes ou não, mesmo que muitos aleguem ser BPA-free. Assim, havendo a possibilidade de reciclarmos os potinhos, com um delicioso brinde para os clientes, e ainda de quebra ajudar a natureza e nossa saúde... Por que não?



Outra coisa: todas as papinhas são feitas com óleo de milho ou girassol, pois não saturam. Quer dizer, saturar todo óleo satura, mas esses dois precisam de temperaturas muuuito elevadas para que isso aconteça, e meu fogão não chega até essas temperaturas, então uma garantia a mais. A água usada é mineral, e não coloco sal: cada mamãe coloca ao gosto do seu filho... mais uma coisa bacana: a gente usa talos e folhas nas preparações. os talos e folhas da beterraba, por exemplo, são sempre desprezados... mas super nutritivos!!! entao a gente usa messsmo!!! rsrsrsrs Dependendo da preparação uso temperos frescos diferentes: se for com carne de porco coloco alecrim, se for de pato, sálvia, os pratos mineiros (frango com quiabo) coloco ora-pró-nobis... E também uso panela de ferro quando isso faz a diferença no sabor (geralmente na galinhada e na de quirera com frango e quiabo).

Então, agora que conhecem a qualidade e o capricho com que são feitas as papinhas Papin, o que você está esperando para provar?! Corre lá mamães de Curitiba.

Beijos no coração.

15 comentários:

  1. A gente sempre se desespera quando assunto é comida dos pequenos, conhecer a qualidade e o procedimentos dos alimentos ajuda muito.
    Adorei o post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. poxa, que legal. uma ótima ideia, que deve ser divulgada em todo o país, tanto para o crescimento e desenvolvimento da empresa, como também para a alimentação saudável dos pequenos. Parabéns
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir
  3. Super importante a qualidade e higiene nesses tipos de alimentos, gostei de conhecer e vale sim divulgar, beijos
    Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  4. Super legal não conhecia, boa proposta bjo

    ResponderExcluir
  5. É muito bom ter horta em casa, sempre quis fazer umas..Adorei as Dicas!!
    Beijos

    www.umaboamae.com.br

    ResponderExcluir
  6. muito interessante, adorei conhecer Thais
    adoro cuidar da alimentação, e em casa sou eu que preparo e preparava na maioria das vezes os alimentos da pequena

    beijo
    Adoletas

    ResponderExcluir
  7. Nossa, essas papinhas salvam a nossa vida.
    Eu use muito com o Davi, mas essa marca eu ainda não conhecia.
    Vou indicar pras amigas.

    beijocas

    ResponderExcluir
  8. Que bacana saber das papinhas
    saudáveis, é bom ter produtos de qualidade
    para nossos pequenos

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante toda essa preocupação com a qualidade! É tudo que os pequenos precisam: cuidados especiais! E sempre dou preferência para produtos em vidro!Faz toda a diferença na hora da minha escolha! Bjos
    Mi interessa

    ResponderExcluir
  10. Ah que interessante, Thaís.
    Aqui em casa não temos crianças, mas vou guardar direitinho todas as informações.. Precisamos estar sempre atentas quando o assunto é alimentação.

    Bjos
    Nessa Luzardo
    www.espacosemprebella.blogspot.com
    @blogespacosemprebella

    ResponderExcluir
  11. Acho mega legal quando empresas e mamães se preocupam com a alimentação das crianças!!!
    Se em casa temos o trabalho de preparar comidas saudáveis, quando vamos sair e precisamos levar comidinhas temos direito de ter essa opção também!!!
    BJKS

    ResponderExcluir
  12. Que bacana. Não conhecia a marca. Vou procurar por aqui!

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. É muito importante a preocupação das empresas com a qualidade das papinhas que são comercializadas. Eu sempre fiz as papinhas aqui em casa e eram sempre fresquinhas. Mas tem aquelas horas onde não temos tempo e temos que ter em casa e é uma ótima opção.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir
  14. Genteee... que legal.!
    Menina... isso é super legal.
    Achei a dica bacana... é importante saber sobre a qualidade do produto.!
    Ameii

    beijos
    CS
    http://blogcarensales.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia a marca e adorei saber mais sobre o produto
    Em dias de correria as papinhas nos salvam
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Sua opinião move minhas ideias.